Projeto criativo sobre Selfies ridículos e Exposições Online

Surge uma ideia maluca para um Álbum (simples e muito pessoal) de Fotos

Noite dessas me deu saudade de mim, da Juliana de uns 10 anos atrás. Um HD de backup resolveu o caso. Muitas fotos revistas, entre elas a de uma viagem inesquecível, e em especial, as de uma tarde especificamente. Primeiro foi, “vou fazer um álbum disso”. Juntar bonitinho e imprimir. Dar vida à memória que se perderá se eu não o fizer. Um projeto simples, diagramado em duas horas, onde o que vale é o registro, não se a foto está desfocada, escura e bem ruim. Não ia nem dar um Levels/Sharpen em lote para uma melhoradinha, ia ser jogo rápido, o que estava valendo era a lembrança resgatada.

Mas aí dá vontade de fazer mais interessante, vira Fotolivro

Bão, acabei abrindo no outro dia o arquivo e incrementando com uns textinhos. Hoje eu não consigo mais juntar foto sem escrever nem que seja um tiquim. E aí saiu mais um projeto meu de fotolivro pessoal. Mas pessoal mesmo, que eu não ia ter coragem de mostrar para ninguém. Inda mais tão monotemático e desinteressante para a maioria dos outros do mundo. Um livro de Selfies, credo! Com minha cara multiplicada umas 40X, além de escancarado em todas uma bela espinha sobreposta ao lábio. Eu que nem foto minha colocava no Face até meses atrás.
Feito. É só pra mim mesma. E ficou bem legal!

E então, mistura com Projeto educativo e vira uma Publicação virtual

Na semana em que mergulhei nesse “trabalho” os alunos do nono da escola onde estou estagiando iriam fazer uma aula-passeio na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Estavam a mil. A excitação da meninada pela viagem que aconteceria fez cócegas na criatividade aqui. Aí, viajei na deles, e pensei sobre algo a fazer com a temática do meu projeto aplicado à sala de aula.
Já pensou um registro de uma aula-passeio a um museu transformado em livro?
A meninada se divertindo fazendo seus Selfies em frente às obras favoritas para depois fazer trabalho de edição das imagens, montagem de livro (impresso ou interativo), anotações de impressões pessoais, interatividade com acesso ampliado a informações sobre a obra e até a inserção de um videozinho de despedida da experiência?
Pus mãos novamente sobre minha “obra”, para tentar fazer uma publicação interativa. Fucei recursos novos. E saiu um exemplo de projetinho interessante para desenvolver com a molecada, juntando Português, Arte, História e Informática. Tudo bem, esbarrando em realidades tristes, não temos laboratórios de informática com iMacs e pacotes Adobe instalados, mas temos PCs e grátis Gimp, Scribus e Inkspace. Mas, quem sabe?

Vamos passear? Clica na imagem para navegar pelo museu comigo. Os retângulos sobre as fotos levam à obra original no site do museu. mockup Moma e Eu BX

Agora, te convido para acompanhar essa visita comigo! Pega na minha mão, passeie e se divirta. É um fotolivro com fotos da minha primeira visita a um museu de arte internacional, aos 30 anos. Por favor, não ria das minhas caras. Não me recrimine por eu expor um material onde só tem foto minha de mim mesma na frente de obra dos outros, maioria gente já morta e enterrada. A princípio era só um presente-livro de mim para mim, para eu celebrar alegria pessoal, mesmo esdrúxula e ridícula aos olhos alheios. Encontre em algumas fotos um retângulo com o nome do pintor sobre ela, ali tem uma linkagem direta da obra com o site do próprio MoMA. Clique e a veja ampliada, e tenha mais informações sobre o trabalho. No final, um self-videozinho para fechar a apresentação, mostrando o quanto estava forte a minha babação.

Pode até estar mesmo meio ridículo, viu gente. E pensando bem, é, está.
Sim, todo Selfie é ridículo. Imagine um montão deles.
Mas ok. Os que amam arte me perdoarão. E obrigada pela companhia!

Até a próxima arte!

4 comentários sobre “Projeto criativo sobre Selfies ridículos e Exposições Online

    1. Cláudio, muito obrigada por me fazer companhia nessa visita. Foi muito divertido tudo, da vivência até a montagem desse registro. Uma honra estar ao lado de tanta gente do outro mundo! Meus 15 minutinhos de fama 🙂 guardados pra sempre. Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário